Como usar tecnologia na sala de aula
A integração bem-sucedida da tecnologia na sala de aula não acontece simplesmente é preciso planejamento e preparação cuidadosos. Saber por que é importante e quais ferramentas estão disponíveis são primeiros passos sólidos. Comece com o que você já faz bem em sua classe, depois veja onde a tecnologia pode ajudá-lo.
– Como a tecnologia pode beneficiar o ensino e a aprendizagem?
– Por que e como a tecnologia pode apoiar o trabalho que você faz atualmente?
– Como você pode usar a tecnologia para se preparar para o futuro?
– Como você pode ajudar seus alunos a se comportarem com responsabilidade online.
Como professores, entendemos a importância de ensinar habilidades básicas como leitura, escrita e matemática. Mas se fornecermos aos alunos apenas o básico, eles sofrerão com uma enorme lacuna no conhecimento e nas habilidades de que precisam para funcionar bem nos locais de trabalho do século XXI. Para serem cidadãos, trabalhadores e líderes eficazes na sociedade, os alunos também precisam praticar o pensamento crítico, a comunicação, a colaboração e o trabalho criativo.
A tecnologia pode ajudar as salas de aula a se parecerem com os ambientes do mundo real e preparar melhor os alunos para ingressar em uma força de trabalho cada vez mais conectada e globalmente competitiva. E existem muitas tecnologias que podem ajudar os professores a simplificar os processos diários e aumentar as oportunidades para incorporar o pensamento crítico, a comunicação, a colaboração e a criatividade na aprendizagem dos alunos.
O impacto da tecnologia
Metas de sala de aula digital
Agora que você ouviu algumas possibilidades reais de sala de aula, vamos definir algumas metas para integrar a tecnologia em sua própria sala de aula.
– Qual é o problema que você está tentando solucionar agora?
– Quais ferramentas ou abordagens você pode usar?
– Como você saberá que teve êxito?
– Quando você tentará fazer isso?
Exemplos:
Problema: meus alunos só recebem feedback sobre o que escreveram depois de concluírem uma tarefa, imprimi-la e entregá-la.
Objetivo: eu gostaria de usar menos papel nas aulas. Acho que posso usar o Google Docs para que os alunos possam colaborar online e imprimir menos. Como tenho acesso ao documento compartilhado, posso ver todo o processo de redação para que meu feedback seja mais significativo.
Sucesso: saberei que tive sucesso quando meus alunos usarem meu feedback formativo e o de seus colegas para fazer edições antes do prazo.
Problema: minha aula de matemática é totalmente dirigida pelo professor e muito roteirizada.
Objetivo: quero mudar minha abordagem e dar aos alunos mais domínio sobre como eles resolvem um problema e quais ferramentas eles usam para me mostrar o que aprenderam. Alguns podem fazer uma apresentação ou um vídeo sobre o conceito que estamos estudando.
Sucesso: quando vejo os alunos começarem a ter abordagens variadas para resolver problemas e usar ferramentas que eu não teria pensado.
Problema: quero que meus alunos colaborem mais.
Objetivo: fazemos um projeto de discurso persuasivo e estou pensando que criar apresentações colaborativas seria legal. As crianças podem trabalhar juntas na mesma apresentação de slides para criar uma mensagem persuasiva.
Sucesso: quando os alunos refletem sobre o processo de colaboração e podem expressar o que aprenderam trabalhando juntos.
Escute o PodCast do Doutorando Diego Henrique Alexandre, onde ele fala um pouco sobre metodologias ativas e como implementá-las.
E aí o que achou das dicas? Deixe seus comentários.
Referências: