Compreendendo a motivação para estudar

“Se alguém está indo pelo caminho errado, não precisa de motivação para acelerar. O que ele precisa é de educação para transformá-lo. ” – Jim Rohn A

Educação é um aspecto essencial da vida. No entanto, nem todos os alunos percebem essa sabedoria. Por isso, muitos deles desconsideram estudar muito para se sair bem na escola. Isso significa apenas que pensar apenas na importância da educação nunca é suficiente para incentivar os alunos a estudar. O que eles precisam é de um alto nível de motivação.

A motivação dos alunos tem sempre a ver com o desejo de se juntar ao processo de aprendizagem. A motivação, uma vez feita de forma eficaz, pode permitir que os alunos aumentem sua participação na escola. Isso também é verdade quando eles estão estudando suas lições para um próximo teste ou meramente obtendo conhecimento das lições anteriores.

 

Motivação é o combustível para estudar

Ficar motivado para estudar não é tão fácil quanto pode parecer. É difícil e provavelmente todo mundo passa por isso durante seus dias de escola. Quer você seja atualmente um estudante que frequenta a escola ou talvez um adulto adquirindo novos conhecimentos, é comum sentir falta de motivação para estudar. Isso é particularmente verdadeiro se você não tiver muito interesse no assunto com o qual está lidando.

Felizmente, com determinação, força de vontade, algumas técnicas e dicas, qualquer pessoa consegue converter sua aversão em motivação produtiva para o estudo.

Estudar pode ser emocionante, interessante e divertido. Nunca é bom rotular o estudo como doloroso, incômodo ou enfadonho. Desta forma, você estará se pré-enquadrando negativamente antes mesmo de começar. Você teria perdido na batalha antes mesmo de ela começar. Na verdade, você não quer definir isso como uma batalha. Você deve considerar o estudo como uma viagem significativa de descoberta.

Coisas que você deve fazer:

 

  • Fique curioso – interessar-se pelo assunto que está estudando é uma boa maneira de começar. Será mais fácil lidar com as coisas se você estiver interessado apenas no assunto que está estudando. Você ficará naturalmente motivado para ler e aprender sobre isso. Para ser capaz de desenvolver o interesse, você precisa adotar alguma atitude de curiosidade.

  • Defina sua programação para estudar – defina uma programação para conduzir seus estudos e certifique-se de que seja na hora certa. Você pode configurá-lo todos os dias. Planeje com antecedência. Defina um horário específico para estudar e um horário para relaxar ou brincar. Desta forma, você não terá que perder a diversão. É bom usar a diversão do futuro como motivação para estudar no presente.

  • Comece / pare na parte interessante – Se você precisar parar para fazer refeições, intervalos ou outras atividades, deve planejá-lo quando estiver na parte mais fácil ou divertida de um assunto. Considere as partes que são mais agradáveis e interessantes para você. Desta forma, você ficará interessado e animado para continuar estudando.

  • Livrar-se das distrações – Este é obviamente um fator muito essencial para alcançar a motivação para o estudo. Se você tem seu telefone, computador, TV, cama, revistas ou qualquer outra coisa perto de você, você facilmente se encontrará em tentação, jogando os livros de lado. Pelo menos tente se livrar das distrações o máximo possível fora de sua vista.

  • Defina sua área de estudo – tenha uma área de estudo em um ambiente confortável, tanto quanto possível. O ambiente está desempenhando um papel significativo na manutenção da motivação para o estudo. Portanto, certifique-se de que o local em que você vai estudar seja o mais propício possível.

Visto que a motivação é muito importante no estudo, certifique-se de considerar as dicas mencionadas acima para obter um conhecimento bem-sucedido.